Brazilian Guitars: resgatando a história!

Sabe aquela guitarra encostada no porão da sua casa a décadas, escrito atrás do headstock de forma bem apagada "Made in Brazil"? Saiba que ela pode ter feito história! Vamos aqui relembrar as guitarras brazucas que fizeram história!

domingo, 26 de setembro de 2010

Modelos de guitarra da Walczak

Olá. Nessa postagem, falarei um pouco dos modelos da Walczak: violão e guitarras.

*VIOLÃO

- Discovery: Violão Solid Body, com características marcantes de uma guitarra: corpo, braço, peso e tarraxas de guitarra, mas com timbre e alma de violão. Disponivel na versão aço ou nylon. Corpo e braço em cedro-rosa, top em maple, escala em pau-ferro, trastes jumbo, tarraxas Wilkinson blindadas, controle de volume, médio, grave e agudo, captação e circuito ativos da Artec, cordas Albert Agustine e cavalete com design exclusivo e regulagem de altura.

*VÍDEO

*GUITARRAS:

- GT 500 Super Snake: modelo telecaster. Corpo em cedro-rosa, braço em marfim, escala em pau-ferro ou marfim, set neck exclusivo, trastes jumbo Dunlop, captadores Wilkinson, ponte com 6 saddles Wilkinson, tarraxas Wilkinson Easy Lock e acabamento poliurethane color finish.



- WZ 815: modelo Stratocaster tradicional. Corpo em cedro-rosa, braço em marfim, escala em pau-ferro, marcação em abalone natural dots, escudo 3 ply, trastes jumbo, 3 captadores Wilkinson sintles Texas style, ponte Wilkinson vintage com alavanca push-on system, tarraxas Wilkinson Easy Lock e acabamento poliurethane color finish.

- WZ 815H: versão da WZ 815 com 2 humbuckers e 1 single.

*VÍDEO

-WZ 915H: versão da WZ 815 com 2 humbuckers, 1 single e ponte licensiada Floyd Rose, além do headstock invertido.

*VÍDEO 2

- V-Rod Studio: modelo Les Paul. Corpo e braço em cedro-rosa, top cedro (arch top exclusivo), escala em pau-ferro, marcação madrepérola, set neck exclusivo, trastes jumbo, acabamento poliurethane color finish, 2 captadores Wilkinson paf 70’s, tarraxas Wilkinson blindadas e ponte tune-o-matic.

*VÍDEO 2

- V-Rod Maple: mesma descrição da V-Rod Studio, porém com tampo em maple.

*VÍDEO

- V-Rod Double Cut Way: mesma descrição da V-Rod Maple, porém o corpo tem 2 cut ways.


- Magna: modelo com design exclusivo. Corpo e braço em cedro-rosa, escala em pau-ferro, marcação dente-de-tubarão, set-neck exclusivo, 2 humbuckers Wilkinson High-Gain na ponte e braço e 1 single no meio, trastes jumbo, ponte tune-o-matic (com as cordas fixadas diretamente no corpo), acabamento poliurethane color finish, tarraxas Wilkinson blindadas.

*VÍDEO

- Walkirie: modelo com design exclusivo. Corpo em cedro-rosa, braço em marfim, escla em pau-ferro, marcação em abalone natural dots, trastes jumbo (24), acabamento poliurethane color finish, ponte Double locking Floyd Rose da Wilkinson, tarraxas Wilkinson blindadas, 2 humbuckers Wilkinson High Gain e 1 single Wilkinson Texas Style.

*VÍDEO 2

- Drago: modelo com design exclusive. Corpo em cedro-rosa, braço em marfim, escala em pau-ferro, marcação dente-de-tubarão, set-neck exclusivo, trastes jumbo Dunlop, acabamento poliurethane color finish, captadores Wilkinson High Gain, tarraxas Wilkinson Easy Lock e ponte Floyd Rose Wilkinson.

*VÍDEO 2

- X-King: deign semelhante à Explorer. Corpo em cedro-rosa, braço em marfim, escala em pau-ferro, marcação dente-de-tubarão, , set-neck exclusivo, trastes jumbo Dunlop, acabamento poliurethane color finish, captadores Wilkinson High Gain, tarraxas Wilkinson Easy Lock e ponte Tune-o-matic.


- V-Max: design Flying V. Corpo e braço em cedro-rosa, escala em pau-ferro, marcação madrepérola, nut de osso, set-neck exclusivo, trastes jumbo, captadores Wilkinson High Gain, , tarraxas Wilkinson Easy Lock , ponte Tune-o-matic, acabamento poliurethane color finish e escudo de acrílico.

*VÍDEO 2

Como puderam notar, a linha Walczak tem para todos os gostos: telecaster, stratocaster, Les Paul, Flying V e etc. A próxima postagem será dedicada ao modelo V-Rod, o mais famoso da Walczak. Não percam!

sábado, 25 de setembro de 2010

Walczak Select Hand Made

Olá Leitores. Começarei uma série de postagens falando um pouco sobre uma marca que está fazendo seu nome no mercado nacional, com instrumentos de excelente qualidade, fabricados à mão no Brasil e à um preço acessível: a Walczak Select Hand Made. Primeiramente, falarei um pouco sobre a história dessa empresa, que é relativamente nova. Os caras por trás da marca são o Leandro Walczak e o Cláudio Adoglio. O Leandro tem vários anos de experiência em luthieria, começando com 16 anos trabalhando em uma luthieria, mais tarde prestando acessoria para a importadora da Gibson e Epiphone. Depois, montou uma loja e uma pequena luthieria., onde fazia instrumentos por encomenda. O athelier começou a crescer virar uma pequena fábrica. Então, conheceu Cláudio Adoglio, e começaram a desenhar a idéia de montar uma grande empresa, que fabricasse instrumentos de boa qualidade a preços acessíveis a uma escala razoável. Em 2005, nasce a Walczak. Desde então, através de seus produtos de excelente qualidade, a marca foi se firmando no mercado brasileiro, e hoje em dia é reconhecida por quem entende do assunto. Sua linha possui baixos, guitarras e violões sólidos, mas o instrumento que ficou mais famoso é a guitarra V-Rod, que se assemelha à Gibson Les Paul. É feita de cedro, com braço de cedro e escala de pau ferro, mas existem suas variações de peças e madeira do tampo, à gosto do freguês. Essa guitarra sai mais em conta do que modelos famosos, como Epiphone Les Paul, e possui qualidade bem maior, tanto de madeiramento quanto de peças. Abaixo, um vídeo do Leandro Walczak e do Cláudio Adoglio falando sobre a empresa.

VÍDEO SOBRE A WALCZAK

E agora, algumas fotos da fábrica:

- Algumas V-Rod esperando acabamento:



- V-Rod saindo da marcenaria:

- Equipe formada por luthiers:


- Cuidados no braço:


- Violão Discovery no acabamento e testes:


- A primeira V-Max, ainda em teste:


- GT 500 Custom Shop recebendo parte elétrica:


- GT 500 Custom Shop sendo afinada e testada:


Todos os modelos de série da Walczak utilizam cedro no corpo, marfim no braço e pau-ferro (ou marfim) na escala. Para quem não conhece direito o cedro, é uma madeira cujas características sonoras lembram o mogno, e com excelente qualidade e timbre muito bom. É muito utilizado pelas empresas nacionais na fabricação de instrumentos. Mais algumas fotos de modelos Walczak:

- 3 V-Rod prontas para serem vendidas:


- V-Rod pintura bullseye:



- WZ 915H azul:

- GT 500 Super Snake pronta:


Nas próximas postagens detalharei melhor os modelos Walczak. Não percam!